A gestão de frotas é uma atividade que compreende o conjunto de práticas capazes de aumentar a eficiência dos processos logísticos da empresa. É ela que define qual é o melhor veículo para transportar determinada mercadoria e a melhor rota para fazer com que a mercadoria esteja no local certo e na hora certa. Além disso, define as melhores estratégias para reduzir custos com manutenção corretiva de veículos, combustíveis e multas.
Mas você sabia que uma gestão de frotas eficiente também pode contribuir para a segurança no transporte de cargas? Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir.
Gestão de frotas e segurança no transporte de cargas
Na prática, a gestão de frotas permite monitorar os transportes de cargas da empresa em tempo real. Isso significa saber qual é o motorista que vai realizar a entrega, acompanhar a velocidade do veículo, saber qual é a sua localização exata e até mesmo bloquear o veículo em casos de roubo de cargas.
É claro que uma gestão de frotas eficiente se faz com tecnologias modernas, como por exemplo, softwares de gerenciamento de frotas, telemetria, câmeras embarcadas, rastreamento veicular híbrido entre outras. Todavia, a prática envolve ainda o treinamento periódico dos profissionais envolvidos na operação e a contratação de seguros para cargas com as principais seguradoras do país.
O fato é que a combinação de tecnologias modernas com boas práticas de transporte pode sim, contribuir para que a carga chegue ao seu destino em segurança. Entenda como isso é possível.
A gestão de frotas é feita por profissionais especializados
A gestão de frotas é um serviço que deve ser feito por profissionais especializados, ou seja, não deve ser realizado por funcionários que tenham outras responsabilidades dentro da empresa.
Isso porque quando há acúmulo de funções, fica praticamente impossível se atentar aos vários detalhes que garantem a segurança do transporte de cargas, dos profissionais envolvidos e a segurança das pessoas ao redor da operação.
Já quando a gestão de frotas é feita por profissionais contratados exclusivamente para esse fim, a atividade se torna muito mais eficiente e segura. Até mesmo porque eles possuem conhecimento sobre as tecnologias empregadas no setor, sobre processos logísticos entre outros assuntos técnicos.
E possibilita avaliar o comportamento dos condutores
Ao contrário do que se imagina, a segurança no transporte de cargas não diz respeito somente à adoção de tecnologias capazes de reduzir perdas, roubos e furtos de mercadorias. Absolutamente!
É preciso também monitorar o comportamento dos condutores dos veículos, para saber se estão dirigindo de acordo com a legislação brasileira de trânsito. Isso inclui, por exemplo, acompanhar possíveis excessos de velocidade, distrações ao volante, falar ao celular dirigindo entre outras infrações que possam comprometer a segurança durante o transporte. Além disso, é possível monitorar ainda o descumprimento das regras estabelecidas pela própria transportadora.
Além disso, conta com bons seguros para cargas
Enquanto os recursos tecnológicos atuam impedindo furtos e roubos de carga, o seguro para cargas oferece o ressarcimento do valor da mercadoria caso essas ações criminosas aconteçam. Parte integrante de uma boa gestão de frotas, o seguro para transporte de cargas oferece mais tranquilidade ao transportador, na medida em que cobre todos os riscos da operação.
Agora que você já aprendeu que uma boa gestão de frotas pode contribuir para a segurança no transporte de cargas, é hora de saber como um bom parceiro logístico pode melhorar a satisfação dos clientes da sua empresa. Baixe gratuitamente este e-book que preparamos especialmente para você e tenha um verdadeiro guia de importações e exportações que vai facilitar todo o seu processo logístico, da documentação à armazenagem.