Se você decidiu investir em comércio exterior é porque compreendeu o quanto as importações e exportações podem aumentar o faturamento do seu negócio. Contudo, antes de oferecer o seu produto a outros países ou deles importar, é preciso que os processos logísticos da sua empresa estejam bem estruturados e otimizados, pois quanto mais eficiente eles forem, mais competitiva a sua empresa será.
Como otimizar os processos logísticos da sua empresa?
Para se destacar da concorrência não basta ter preço, é preciso ter uma logística eficiente para entregar o produto ao cliente no menor tempo possível. E quando falamos em comércio exterior, a empresa que leva menos tempo para atravessar a carga de um país para outro e para realizar todos os trâmites aduaneiros em menor tempo tem mais chances de sobreviver nesse mercado.
Para isso, no entanto, é preciso compreender a fundo os processos logísticos que a sua empresa deverá desempenhar. Isso inclui a embalagem dos produtos, o transporte correto e a distribuição adequada para cada país.
Confira a seguir algumas dicas úteis que vão te ajudar a otimizar os processos de importação e exportação da sua empresa.
Conheça as regras dos países para os quais pretende exportar
O primeiro passo para otimizar os processos logísticos internacionais da sua empresa é conhecer bem as regras de compra e venda de outros países. Em outras palavras, isso significa conhecer quais documentos são necessários, alíquotas, demanda e principalmente se o seu produto está dentro dos padrões de qualidade exigidos.
Invista em embalagens adequadas
Outro detalhe que deve ser observado está relacionado ao tipo de produto e a sua embalagem. Embora seja um erro muito comum acreditar que uma embalagem diz respeito somente à imagem da empresa no mercado em que atua, na prática não é bem assim que funciona.
Para otimizar os processos logísticos de importação e exportação da sua empresa, uma embalagem adequada se faz necessária. Afinal de contas, é ela quem garante a integridade da mercadoria durante todas as fases logísticas, do armazenamento e transporte até a entrega ao cliente.
Para garantir que o seu produto chegue intacto ao consumidor, três tipos de embalagens podem ser usadas:
- Embalagem primária: ela entra em contato direto com o produto, protegendo-o de contaminações e são focadas na utilidade. São exemplos de embalagem primária a lata do refrigerante, o tubo da pasta de dente, a embalagem do sabonete;
- Embalagem secundária: geralmente são as caixas que protegem diretamente as embalagens primárias e possuem apelo estético. A caixa de papelão da pasta de dente é um bom exemplo desse tipo de embalagem;
- Embalagem terciária: são aquelas que facilitam os processos logísticos, pois carregam várias embalagens secundárias e primárias dentro delas. São as caixas de papelão e as sacolas plásticas.
Escolha o melhor meio de transporte
Além das dicas citadas anteriormente, é preciso também conhecer qual é o melhor modal de transporte para a sua carga. Nesse aspecto, você deve levar em consideração o custo com o transporte, a rota atendida e principalmente se ele consegue chegar ao destino dentro do prazo estipulado.
Conte com uma assessoria especializada para otimizar os processos logísticos da sua empresa
Conforme você pode perceber, otimizar os processos logísticos de importação e exportação da sua empresa depende de um conjunto de fatores. E todos eles requerem conhecimento especializado.
Por isso, conte com a Rigabras. Há quase 20 anos no mercado logístico, oferecemos as melhores soluções para que a sua empresa possa operar no mercado internacional com tranquilidade e assertividade.
Nossos serviços incluem moderna frota de veículos Scania e terminal logístico para armazenagem de diversos produtos. Seja no Brasil, na Argentina, no Chile, no Paraguai ou no Uruguai, somos o parceiro que a sua empresa precisa para se destacar da concorrência. Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado.