As etapas que envolvem a importação são burocráticas e exigem imensa dedicação. E para evitar erros e prejuízos, é preciso que os processos logísticos da atividade sejam bem planejados. Eles envolvem desde a gestão de materiais até a entrega dos produtos ao cliente e são essenciais nas atividades de comércio exterior.
Como uma empresa especializada pode te ajudar nos processos logísticos
Uma empresa especializada poderá te ajudar a otimizar seus processos logísticos de importação por meio de um planejamento de logística integrada. Trata-se, na verdade, de uma visão holística de toda a cadeia de suprimentos, que compreende desde o recebimento até a entrega dos produtos ao consumidor.
A logística integrada garante satisfação do cliente e mais competitividade às empresas na medida em que ela planeja, mapeia e controla todas as etapas da importação. Em atividades de comércio exterior, isso envolve desde o desembaraço aduaneiro até a gestão de transportes, conforme você confere a seguir.
Gestão de materiais
Nas atividades de importação, a gestão de materiais começa no recebimento da mercadoria nos principais portos do país. Elas devem receber o tratamento administrativo adequado junto aos órgãos fiscalizadores para que possam seguir para os seus destinos.
Na etapa de tratamento administrativo é verificado se as mercadorias estão sujeitas à LI (Licença de Importação), se necessitam de algum transporte específico, se há o seguro internacional de cargas.
Nesse sentido, é fácil perceber que contar com uma empresa especializada na recepção dos seus produtos pode fazer toda a diferença em seus processos logísticos. Com a experiência de profissionais especializados, eles se tornam mais assertivos e evitam prejuízos financeiros e morais para a empresa.
Movimentação de cargas
Um bom parceiro logístico também dispõe de máquinas e equipamentos para movimentar os seus materiais adequadamente. Isso inclui empilhadeiras, guindastes e vários outros, conforme a necessidade da carga. Nessa etapa, a empresa especializada garante que as cargas não sofram avarias, o que evita prejuízos financeiros, desabastecimento e atraso nas entregas dos pedidos.
Armazéns estrategicamente localizados para facilitar os processos logísticos
A localização do armazém contribui para simplificar as etapas logísticas de importação. Tenha em mente que um galpão logístico localizado perto dos principais portos do país, bem como das principais rodovias pode acelerar o recebimento e distribuição das mercadorias, bem como reduzir os custos com o frete.
Muito além disso, é preciso contar armazéns bem estruturados. Eles devem ter layout que facilite a movimentação das mercadorias e profissionais capacitados. Ainda, devem contar com segurança 24h, gerador de energia e cobertura para proteger a carga.
Separação e expedição
Ao contar com uma empresa especializada, todas as etapas anteriores serão rigorosamente cumpridas. Isso, por sua vez, vai interferir positivamente na etapa da separação.
Para ter processos logísticos eficientes a organização é fundamental, pois facilita a localização dos produtos que devem ser retirados do armazém e suas devidas quantidades. Vale a pena destacar que um bom parceiro logístico conta com ferramentas tecnológicas para isso, como softwares específicos.
Já na etapa da expedição observa-se se a documentação referente ao transporte está correta e também o modal adequado para transportar as mercadorias até o cliente. Isso evita fiscalizações, retenções e atrasos nas entregas dos pedidos. Por outro lado, garante mais satisfação por parte dos clientes e mais vendas para a empresa.
Para atuar no mercado exterior com credibilidade e segurança não deixe de contar com empresas experientes em transporte rodoviário de cargas e soluções logísticas no Brasil e no exterior. Entre em contato com a Rigabras e saiba como podemos ajudar a sua empresa a fazer negócios bem-sucedidos com outros países. Atendemos no Brasil, na Argentina, no Chile, no Paraguai e no Uruguai.