Atuar no comércio exterior vai muito além de cumprir requisitos burocráticos, como providenciar os documentos e fazer a habilitação no Radar Siscomex. Na verdade, a escolha do transporte para exportação também é muito importante para o sucesso da operação, já que ele é quem garante a segurança e a rapidez no envio da carga para o cliente.
Mas, diante de várias alternativas disponíveis, qual modal escolher? Se você também está em dúvidas de qual transporte para exportação é o mais adequado para as necessidades da sua empresa, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai aprender como deixar as suas operações de exportação mais eficientes!
Tipos de transporte para exportação
A escolha do transporte para exportação faz parte do planejamento da operação e é uma decisão capaz de impactar positivamente ou negativamente o negócio. Quando bem feita a escolha, o modal reduz custos, garante a agilidade da entrega e impulsiona o seu negócio. Por outro lado, a escolha errada do modal pode comprometer seriamente a internacionalização do seu produto.
Nesse sentido, 4 são os tipos de transportes que você pode escolher para atravessar a sua carga para outros países. A escolha entre um ou outro depende de alguns fatores, como tipo e quantidade do produto, urgência do envio e custos.
- Transporte marítimo: indicado para grandes quantidades de cargas e para locais de grande distância, sempre que a rapidez na entrega não for requisito essencial;
- Transporte rodoviário: tipo de transporte para exportação que apresenta o melhor custo-benefício, pois serve para diferentes tipos de mercadoria, possui rápida entrega, atende várias áreas e ainda pode ser integrado a outros modais;
- Transporte ferroviário: ágil e de baixo custo, é o tipo de transporte indicado para cargas a granel. Contudo, possui rotas inflexíveis, que podem inviabilizar a operação;
- Transporte aéreo: solução para transporte urgente de cargas pequenas, já que percorre longas distâncias em curto tempo. Todavia, possui capacidade limitada de carga e alto custo por operação.
Como escolher o melhor transporte para exportação para a sua empresa?
Acima você conferiu as principais características dos transportes mais usados para operações de importação e exportação. Certamente elas já te deram uma ideia de qual modal vai conferir um diferencial competitivo a sua empresa, não é mesmo?
Entretanto, para reduzir custos e garantir uma boa experiência de compra para os seus clientes é preciso ainda levar em consideração outros fatores, conforme os que listamos a seguir:
Verifique o tipo de produto e o prazo de entrega
Alguns produtos exigem rápida entrega, como alimentos perecíveis e medicamentos, por exemplo. Nesse caso, eles devem ser transportados por soluções refrigeradas e que ofereçam um envio rápido e seguro, como é o caso do transporte ferroviário e aéreo.
Analise os custos do transporte de exportação
As atividades de importação e exportação por si só já representam custos, que podem ser otimizados com a escolha do modal adequado. Lembre-se que o transporte aéreo pode até ser o mais rápido entre as opções disponíveis, mas também é o mais caro. Já o transporte marítimo é mais lento e por isso oferece longo prazo de entrega.
Para tornar os seus produtos mais competitivos no mercado é preciso pensar em uma solução que combine agilidade, qualidade de transporte, preço acessível e ampla cobertura de entrega. Nesse sentido, o transporte rodoviário pode ser um grande aliado nas suas operações de exportação, na medida em que reduzem os custos logísticos e barateiam o produto.
Conforme você pôde perceber, a escolha do transporte para exportação pode oferecer bons resultados ao seu negócio, tornando-o mais competitivo no mercado internacional. Conte com a Rigabras Transportes e internacionalize os seus produtos com um Operador Econômico Autorizado pela Receita Federal do Brasil para oferecer mais confiabilidade e agilidade às atividades de importação e exportação da sua empresa!