O conceito de logística 4.0 surgiu com o advento da quarta revolução industrial, que representa o uso de recursos tecnológicos para otimizar processos produtivos, ganhar agilidade, atender com eficiência, reduzir custos operacionais e melhorar a participação da empresa no mercado em que atua.
Seguindo essa lógica, pode-se dizer que a logística 4.0 nada mais é do que uma evolução da logística tradicional, criada para atender as demandas da indústria 4.0. Nesse novo modelo, as decisões são tomadas com base em dados concretos, e não em achismos. Além disso, o fluxo de informações na cadeia de suprimentos é feito em tempo real entre os agentes logísticos, como fornecedores, embarcadores, transportadoras e galpões logísticos.
Diferenças entre logística 4.0 e indústria 4.0
Apesar de ambos os conceitos partirem da premissa do uso de recursos tecnológicos para otimizar tarefas, agilizar processos e aumentar a eficiência, eles são diferentes entre si.
A indústria 4.0 está relacionada à fabricação de produtos em larga escala por meio de sistemas cibernéticos seguros, inteligência artificial e internet das coisas. Os impactos desse novo modelo de negócios vão desde a customização de produtos e maior possibilidade de fidelização de clientes, até uma maior flexibilidade nas operações e contratação de mão de obra qualificada.
A logística 4.0, por sua vez, diz respeito à aplicação dos mesmos recursos tecnológicos, só que nos processos logísticos de uma empresa. Dessa forma, é possível ter máquinas automatizadas, estoques otimizados, menos perdas, lead time reduzido e fluidez de informações entre todos os integrantes da cadeia de suprimentos.
Principais tecnologias empregadas na logística 4.0
- Internet das Coisas: possibilita que máquinas e equipamentos estejam conectados entre si e funcionem de forma automatizada;
- Inteligência Artificial: permite que a máquina tome decisões com base em parâmetros;
- Big Data: processamento, análise, interpretação e armazenamento de grande volume de dados;
- Cloud Computing: na logística 4.0, a computação em nuvem possibilita que os integrantes da cadeia logística tenham acesso remoto a arquivos, softwares e dados por meio da internet.
Benefícios
Com o auxílio das tecnologias listadas anteriormente, é possível tornar a operação logística mais eficiente e segura, evitando perda de informações, de produtos e atrasos nas entregas. Isso, por sua vez, aumenta a satisfação do cliente e melhora o posicionamento da marca no mercado em que atua.
Contudo, além desses benefícios, a logística 4.0 também oferece outras vantagens interessantes, a saber:
- Redução de custos operacionais e de armazenagem;
- Maior competitividade;
- Redução do prazo de entrega;
- Otimização de espaços destinados à armazenagem;
- Geração de dados confiáveis para a tomada de decisões.
Como a Rigabras Transportes pode inserir a sua empresa na logística 4.0?
Se você é um integrante da cadeia logística, mas ainda não está inserido no contexto da logística 4.0, está na hora de mudar essa realidade. Caso contrário, você pode perder grandes negócios e comprometer seriamente a saúde financeira da sua empresa.
Felizmente, a Rigabras Transportes já tem a logística 4.0 inserida na cultura organizacional da empresa e pode te ajudar a superar esse grande desafio. Há 20 anos no mercado de transporte rodoviário de cargas, a Rigabras também oferece soluções logísticas modernas e eficientes para vários tipos de negócios.
Além de uma moderna frota de veículos, a Rigabras também oferece serviço de armazenagem que atende perfeitamente as recomendações da logística 4.0. Equipamentos modernos para transporte de cargas, software logístico integrado, gerador de energia e segurança 24 horas com monitoramento de vídeo são apenas alguns recursos oferecidos pela empresa.
Quer saber mais sobre a Rigabras Transportes? Acesse o site, conheça todas as soluções logísticas para o seu negócio e solicite uma proposta.