Considerado tendência no mercado logístico, o cross-docking é um sistema de distribuição que envia as mercadorias compradas pelos clientes para um armazém ou centro de distribuição. Lá, de forma ágil e coordenada, a mercadoria é despachada para os seus destinatários de forma quase que imediata.
Nessa modalidade de distribuição, o comerciante não precisa ter um estoque físico para armazenar as mercadorias vendidas, tão pouco equipe especializada para manipular, acondicionar e despachar os produtos para os clientes. Graças a essas vantagens, o cross-docking tem sido a estratégia utilizada por lojas virtuais para garantir a entrega rápida e eficiente de diferentes produtos a consumidores de todas as partes do país.
Mas, apesar de o sistema de distribuição representar uma alternativa muito interessante para quem vende produtos online, ele também tem sido adotado por muitas lojas físicas. E não é para menos: o sistema reduz custos com estoque, com mão de obra especializada, garante a entrega dos produtos dentro do prazo e elimina a necessidade de frota própria para levar as mercadorias até os clientes.
Ficou curioso para saber mais sobre esse revolucionário sistema de distribuição? Então continue lendo este artigo e descubra todas as vantagens que ele pode proporcionar ao seu negócio.
Conceito de Cross-Docking
Cross-docking é um termo que em português significa “cruzando as docas”. Na verdade, ele se refere a uma operação logística em que os fornecedores entregam os produtos em áreas específicas de descarregamento, enquanto uma equipe especializada vai se ocupando de separar as cargas de acordo com o tipo de pedido e região. Em seguida, as mercadorias são acomodadas em caminhões adequados e já organizados por localidade.
Como o próprio nome sugere, a operação consiste apenas em cruzar, ou atravessar as docas do armazém. Nessa estratégia, não há a estocagem das mercadorias; aliás, elas sequer vão para as prateleiras. O que acontece, na verdade, é a rápida separação e distribuição dos produtos em veículos de transporte de cargas. No cross-docking, o tempo de permanência das mercadorias no centro de distribuição deve ser de no máximo 24 horas.
Benefícios do Cross-Docking
Sem dúvida alguma a agilidade na entrega é o principal benefício desse moderno e eficiente sistema de distribuição. Contudo, além deste existem outros que de igual forma merecem a nossa consideração.
Redução de custos com armazenagem
No cross-docking, o lojista não precisa se preocupar em ter um espaço físico próprio ou alugado para estocar as mercadorias, tão pouco em contratar equipe especializada para receber, manipular e despachar os produtos para o cliente. Somam-se a esses benefícios a redução de custos com transportes e seguros, além da redução de riscos como avarias e extravios.
Com a economia proporcionada por esse sistema de distribuição, o lojista pode investir em outros setores estratégicos da empresa.
Maior variedade de produtos
Como não há a necessidade de um espaço dedicado à armazenagem de mercadorias, a empresa pode investir em outros produtos e dessa forma, ampliar a sua carteira de clientes.
Melhor gerenciamento de rotas e aproveitamento dos transportes de cargas
Uma das premissas da metodologia cross-docking é o acondicionamento de mercadorias de clientes diferentes em veículos separados por regiões. Isso, por sua vez, requer um planejamento de rotas eficiente e um melhor aproveitamento do espaço disponível em cada caminhão. Resultado? Economia de tempo e de dinheiro e mais agilidade nas entregas.
Agora que você já conhece o conceito de cross-docking e algumas de suas vantagens, já pode implementar o sistema na sua empresa. Entre em contato com a Rigabras Transportes e confira soluções logísticas inovadoras para agilizar a entrega dos seus produtos, reduzir custos logísticos e melhorar a lucratividade da sua empresa.