Atualmente, a terceirização é bastante praticada por muitas empresas brasileiras e em todo o mundo. Afinal, terceirizar serviços é uma forma de otimizar custos e aumentar a eficiência dos processos. E a nova Lei da Terceirização (Lei nº 13.429/2017) abriu mais espaço para o setor no país. Hoje, vale dizer, já é possível terceirizar qualquer atividade, inclusive a atividade principal da empresa.
O setor logístico envolve diversos processos que permitem que a empresa desenvolva um trabalho mais estratégico, considerando, entre outras coisas, a armazenagem e o transporte de suas mercadorias.
Se as atividades logísticas não forem devidamente executadas, a empresa pode ter muitos prejuízos materiais e financeiros. Por isso, terceirizar o setor logístico é uma solução para garantir economia e eficiência. Veja como é feita a contratação de um parceiro para realizar os processos logísticos de sua empresa!
O operador e os processos logísticos
Um operador logístico é uma empresa que presta serviços de natureza logística para outras empresas. Em alguns casos, pode mesmo oferecer mão-de-obra para algumas operações envolvidas na Supply Chain (cadeia de suprimentos). O operador logístico pode oferecer serviços em áreas diferentes, já que os processos logísticos são abrangentes.
A análise dos serviços prestados
Para contratar com mais segurança um parceiro, considere quais são os processos logísticos que a empresa precisa terceirizar e quais os serviços que a empresa terceirizada oferece. Assim, em relação ao transporte, o operador pode atuar como uma transportadora, analisar e efetuar o pagamento de fretes, monitorar as atividades relacionadas ao transporte e outras coisas.
Em relação à armazenagem, ele pode oferecer instalações de acordo com as necessidades de armazenamento do cliente, ajudar em relação ao despacho de mercadorias (inclusive em atividades de comércio exterior), definir sistemas e estratégias de armazenamento, efetuar o controle de qualidade.
Dependendo da empresa, os serviços logísticos prestados podem variar, ser mais ou menos abrangentes, envolver ou não o comércio exterior e o controle de estoque. Uma dica é acessar o site da empresa e conferir o que ela oferece, se vai de encontro às necessidades do negócio. Verifique quais os planos disponíveis. Geralmente, há a possibilidade de contratos mais personalizados.
A análise da qualidade dos serviços
Antes de fechar contrato com uma empresa, convém saber mais sobre a qualidade dos serviços que ela presta. Nesse sentido, é importante comparar a opinião de antigos e atuais clientes da empresa. Na internet, também é possível coletar informações e tirar alguma conclusão.
Uma questão importante é a legislação, pois a empresa precisa de alvarás de funcionamento para armazenar os produtos. Conferir se ela tem alguma certificação também ajuda na hora de escolher.
A contratação dos serviços
A última parte se refere à contratação propriamente dita. Os serviços que você contratou devem estar registrados no contrato, bem especificados, bem como seus valores e condições de rescisão. As multas e outras possíveis penalidades devem também ser claras e devem alcançar tanto o cliente quanto a prestadora de serviços, pois ambos têm direitos e deveres.
O contrato deve ser lido antes de ser assinado e todas as dúvidas devem ser tiradas logo para evitar conflitos futuros. As cláusulas não podem ser ambíguas, pois podem dar margem a interpretações diversas, o que não é bom.
Hoje, já é possível contratar serviços através da internet com segurança. Existem documentos digitais com valor jurídico e, em muitos casos, o envio de documentos impressos é realizado pelos Correios. Claro que é fundamental saber em que regiões o prestador de serviços atua para ter certeza de que é viável terceirizar os processos logísticos de seu negócio.
Felizmente, por causa da informatização, a contratação de um parceiro para efetivar os processos logísticos não requer tantos processos burocráticos, nem consome muito tempo.
Já tem um bom parceiro para realizar atividades logísticas com presteza e economia? Conheça mais sobre nosso trabalho: siga a gente no Facebook e no Instagram!