Você já ouviu falar em carga projeto? Um dos maiores desafios no setor de transporte de cargas, trata-se do transporte de mercadorias com características e dimensões totalmente fora dos padrões tradicionais. Por isso, geralmente precisam de equipamentos, modais especiais e equipe de profissionais altamente capacitados para que sejam movimentados.
Nesse contexto, é válido pontuar que é preciso um bom planejamento para o transporte e armazenagem da carga projeto, que leve em consideração todos os processos logísticos necessários, incluindo o melhor trajeto para a entrega da mercadoria ao destino final.
Quer saber mais como funciona o transporte de cargas especiais e qual é a sua importância para o país? Confira tudo neste artigo.
O que é carga projeto?
Em princípio, trata-se de toda a carga cujas características físicas e dimensões necessitem de contêineres e modais de transporte de cargas especiais. Além de exigirem equipamentos específicos para içamento e movimentação, também precisam ser transportadas por vias apropriadas e em horários determinados.
Como exemplos de cargas projeto, podemos citar:
- Máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, semeadeiras);
- Guindastes;
- Pás e torres eólicas;
- Iates, navios e grandes embarcações;
- Plataformas elevatórias;
- Turbinas;
- Aviões e helicópteros;
- Vagões de trem;
- Reatores.
Como funciona o transporte de cargas especiais?
Conforme já citado, o transporte de carga projeto precisa primeiramente de um bom planejamento. É preciso definir os equipamentos necessários para içar a mercadoria e o contêiner adequado para o seu transporte, caso esta seja embarcada de navio. Já no destino, é preciso ainda contar com o modal rodoviário adequado para garantir que a mercadoria chegue em segurança até o cliente.
Mas é claro que esses são apenas alguns aspectos desse tipo de transporte de cargas. Dependendo do tamanho da carga, é preciso ainda acionar antecipadamente o departamento de trânsito das cidades pelas quais a mercadoria irá passar, para que não haja transtornos durante o trajeto, tampouco acidentes.
Além disso, vale a pena destacar que dependendo do trajeto entre o aeroporto ou porto até o destino final, a mercadoria também pode precisar de um armazém logístico para que fique em segurança até a sua entrega.
Importância do transporte de carga projeto
O transporte de carga projeto viabiliza diferentes tipos de projetos, tais como:
- Usinas eólicas;
- Construção de viadutos;
- Aumento da frota de caminhões de carga de transportadoras;
- Usinas nucleares;
- Modernização, manutenção ou substituição de frotas de trens, entre outros.
Como a Rigabras pode ajudar no transporte de carga projeto?
Como você pode perceber, uma carga projeto demanda soluções integradas para que o seu transporte seja bem-sucedido. E isso, por sua vez, exige um parceiro logístico licenciado para esse tipo de serviço e com ampla infraestrutura para oferecer uma excelente experiência a diferentes clientes.
Há mais de 20 anos no mercado de transporte rodoviário de cargas, a Rigabras oferece soluções logísticas derivadas ou complementares dessa atividade. Além de armazém próprio com área coberta de 5.500 m² e pátio de 14.500 m², a Rigabras também conta com uma moderna e diversificada frota de veículos, com capacidade para até 50 toneladas.
Cabe ainda ressaltar que a Rigabras possui colaboradores capacitados e experientes para auxiliar na movimentação de cargas, armazenagem e expedição até o destino. Precisando de transporte para carga projeto? Entre em contato com a Rigabras e solicite a sua proposta, atuamos no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.