No universo da logística, o transporte de cargas a granel possui extrema importância para a economia brasileira, pois possibilita a realização de várias atividades industriais e comerciais – da extração da matéria-prima e manufatura até a inserção de vários produtos no mercado. Por se tratar do transporte de mercadorias em grandes quantidades, geralmente a atividade está sujeita a regras e práticas mais rigorosas, que dependem de conhecimento especializado para obter bons resultados.
Neste artigo, você vai conhecer o conceito de carga a granel, seus diferentes tipos, como é feito o transporte e vai compreender como uma empresa especializada pode otimizar todas as etapas logísticas da atividade. Acompanhe
O que é carga a granel?
Em princípio, a carga a granel diz respeito às mercadorias transportadas em seu estado natural e em grandes quantidades. Ou seja, elas não são transportadas em caixas e demais embalagens individuais e identificadas, mas sim em sacas, fardos, caixas, tambores, contêineres e outros meios de armazenamento.
Na prática, a carga a granel geralmente é destinada à indústria, para a produção de alimentos, medicamentos e demais itens em larga escala. Isso inclui, por exemplo, matérias-primas e insumos industriais, como grãos, animais (aves, peixes, bovinos e suínos), frutas e legumes, ferro, pedra, fertilizantes, madeira e até mesmo o petróleo.
Por ser mais complexo do que o transporte de cargas comuns, o transporte a granel precisa ser realizado com veículos específicos e com o uso de técnicas seguras para garantir que não haja acidentes no trânsito.
Tipos de cargas a granel
As cargas a granel se dividem basicamente em dois tipos: o líquido e o sólido. A seguir listamos as principais características de cada um para tornar as suas operações logísticas mais assertivas.
Sólida
A carga a granel sólida é aquela em que as matérias-primas e insumos podem ser medidos por quilo (Kg). Nesse sentido, destacam-se:
- Produtos agrícolas (arroz, feijão, soja, milho, feijão etc.);
- Produtos da pecuária (carne, ovos, couro, lã);
- Minérios de ferro;
- Rochas;
- Carvão;
- Areia;
- Madeira;
- Farinha;
- Sal;
- Cimento;
- Entre outros.
Líquida
Por outro lado, a carga a granel líquida diz respeito aos itens medidos em litros (L). Enquadram-se nesta categoria, portanto, o transporte de água, produtos químicos e combustíveis fósseis, tais como:
- Petróleo e seus derivados como diesel, etanol e gasolina;
- Sucos;
- Produtos químicos como fertilizantes e pesticidas;
- Óleos vegetais.
Como é feito o transporte de cargas a granel?
Geralmente essas matérias-primas e insumos são transportados por caminhões, navios, trens ou qualquer outro tipo de veículo capaz de suportar o peso e o volume dos materiais. No entanto, o transporte rodoviário de cargas é o mais utilizado no Brasil. Isso acontece porque esse tipo de modal permite que a carga a granel seja enviada para locais remotos do país, o que os outros tipos (aéreo, ferroviário e marítimo) não permitem.
Quanto ao carregamento, geralmente o procedimento é feito com o auxílio de equipamentos motorizados como correias transportadoras, pás carregadeiras, entre outros, dependendo do tipo de material e dimensões da carga. O material geralmente é disposto em contêineres, sacas, tonéis e em demais contentores de grande porte, que são transportados para o local de destino.
Como a Rigabras Transportes pode ajudar?
Como apresentamos neste artigo, o transporte de carga a granel se difere do transporte de cargas comuns em vários aspectos, como tamanho, peso, equipamentos necessários para carregar e descarregar os modais de transporte e métodos de armazenamento. Por essa razão, é preciso que a atividade seja realizada por empresas especializadas e experientes nesse segmento logístico para que os materiais cheguem ao destino intactos e dentro do prazo.
Nesse contexto, a Rigabras Transportes surge como parceiro logístico ideal para a sua empresa. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de transporte rodoviário de cargas, a Rigabras possui uma frota de veículos diversificada para atender as demandas do seu negócio. Além disso, possui um enorme terminal logístico composto por modernos equipamentos, monitoramento e segurança 24 horas por dia e operado por colaboradores altamente especializados.
Enfrentando problemas de logística em sua empresa? Entre em contato com a Rigabras Transportes e tenha mais agilidade em suas entregas, eficiência operacional e competitividade no mercado.