O comércio exterior é uma alternativa encontrada por muitas empresas para expandir seus negócios. Importante para a economia brasileira, o setor conta com vários incentivos fiscais e regimes aduaneiros que estimulam a compra e a venda de mercadorias entre países diferentes. Mas, apesar disso tudo, o processo de importação e exportação é burocrático, composto por várias etapas e exige atenção para que alcance os resultados desejados.
Etapas do processo de importação e exportação
Embora sejam atividades relacionadas ao comércio internacional de produtos e serviços, o processo de importação e o de exportação possuem algumas diferenças entre si. Por isso, resolvemos a seguir tratar das particularidades de cada um separando-os em tópicos distintos, conforme você pode conferir.
Etapas do processo de importação
Por importação compreende-se a compra de produtos ou serviços oriundos de outros países. A principal vantagem da atividade é a redução de custos operacionais com fabricação e mão de obra. Isso porque dependendo do país de origem, os produtos são mais baratos do que os produzidos por aqui e já chegam prontos para revenda.
Além disso, geralmente todo o processo de importação leva menos tempo do que a produção do produto em si. Para as empresas, isso significa atender demandas maiores em menor tempo, o que aumenta os níveis de satisfação do cliente com a marca e o posicionamento dela no mercado em que atua.
Todavia, em se tratando de processo de importação e exportação, alcançar esse sucesso requer o cumprimento de algumas etapas burocráticas e complexas. Confira a seguir as relacionadas à importação:
- Habilitar a empresa como importadora no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior);
- Definir quais produtos deseja importar;
- Identificar fornecedores estrangeiros;
- Verificar no SISCOMEX o tratamento administrativo para os produtos desejados;
- Caso o produto necessite de LI (Licença de Importação), importador deve registrar a solicitação de Licença de Importação no SISCOMEX;
- Definir o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) dos produtos;
- Analisar os custos da operação (frete nacional e internacional, seguros de transportes, imposto de importação, sobre produtos industrializados, taxas portuárias, despesas com armazenagem entre outros tributos e tarifas alfandegárias);
- Definir os Incoterms da operação (direitos e obrigações do importador e do exportador);
- Reunir documentos para fiscalização e desembaraço da carga.
Etapas do processo de exportação
Já a exportação significa a venda de produtos e serviços brasileiros para outros países. Como principais vantagens da atividade, destacam-se a ampliação de mercado, melhora da qualidade dos produtos e menor dependência do mercado interno. Veja adiante as etapas do processo de exportação:
- Habilitar a empresa como exportadora no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior);
- Conhecer o mercado internacional e as legislações do país para onde deseja exportar o seu produto;
- Encontrar compradores no exterior para o seu produto ou serviço e classificar a mercadoria (definir NCM);
- Formar o preço de exportação levando em consideração os custos de produção, tributos internos, câmbio entre outros fatores;
- Negociar com o importador os Incoterms da operação;
- Documentar a negociação com o importador por meio de uma Fatura Pro Forma;
- Aguardar a confirmação do negócio por parte do importador através do pedido de compra (Purchase Order);
- Preparar a documentação da carga para despacho e desembaraço aduaneiro;
- Contratar um bom parceiro logístico para realizar o frete internacional.
E por falar em contratar um parceiro logístico especializado para passar com sucesso por todas as etapas do processo de importação e exportação, não perca a oportunidade de conhecer as soluções da Rigabras Transportes para o seu negócio. Desde 2002, oferecemos serviços de transporte rodoviário de cargas e soluções logísticas modernas e eficazes para diferentes tipos de empresas.
Para possibilitar que você tenha uma excelente experiência com o comércio internacional de bens e serviços, buscamos adequar os nossos serviços aos padrões internacionais, por meio de certificações. Recentemente, nos tornamos um Operador Econômico Autorizado pela Receita Federal para proporcionar mais agilidade e confiabilidade ao fluxo de comércio exterior da sua empresa. Ficou interessado? Entre em contato com a Rigabras Transportes e solicite a sua proposta.