De acordo com a OMC (Organização Mundial do Comércio), o volume de importações e exportações em 2021 aumentou em 10,8%, totalizando mais de US$ 499,8 bilhões. E as expectativas para 2022 se mostram otimistas. Segundo a entidade, o volume do comércio exterior deve fechar o ano com um aumento de 4,7%.
Mas quais são as tendências 2022 para o comércio exterior? Confira a seguir os principais desafios e oportunidades para o ano e prepare-se!
Digitalização de processos
A pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital ao nível global. E quando falamos de importação e exportação, um bom exemplo a ser citado é o Siscomex (Portal Único do Comércio Exterior).
O sistema reformulou os processos de comércio exterior, digitalizando controles, facilitando a entrega de documentos e agilizando os trâmites aduaneiros. Criado na década de 90, o Portal Único Siscomex trouxe mais agilidade e eficiência aos processos do comércio mundial, integrando vários intervenientes públicos e privados envolvidos nas operações de compra, venda e prestação de serviços entre diferentes países.
Contudo, o Siscomex ganhou ainda mais relevância nos últimos dois anos. O sistema ganhou novas funcionalidades para ampliar o alcance das operações de comércio exterior, reduzindo ainda mais os custos operacionais e o tempo de processamento das atividades. Atualmente, é possível contar com ferramentas para a correta classificação de mercadorias, desbloqueio automático de créditos tributários entre outras facilidades, conforme as que você confere neste link.
Logística integrada
Para suprir uma demanda de importação e exportação cada vez mais crescente, é preciso contar com uma logística integrada. A atividade promove a interação de todos os processos e setores envolvidos na cadeia de suprimentos, desde a fabricação de um produto até a entrega dele ao consumidor final.
Entre os princípios da logística integrada destaca-se a agilidade nos serviços, o controle, a eficiência dos processos organizacionais e a entrega de valor ao cliente. Ela é feita com o auxílio de ferramentas tecnológicas, mão de obra profissional e parceiros logísticos especializados em comércio exterior.
Na prática, a logística integrada é uma grande aliada da transformação digital nas empresas, pois automatiza tarefas repetitivas, oferece mais produtividade ao negócio e fortalece a marca no mercado em que atua.
Conformidade dos processos de importação e exportação
Outra tendência 2022 para importação e exportação diz respeito à conformidade com as legislações e programas vigentes. O Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), por exemplo, busca facilitar as atividades de comércio exterior realizadas por parceiros que tenham cumprido alguns requisitos estabelecidos pela Receita Federal, tais como:
- Descrição e classificação fiscal correta das mercadorias;
- Base de cálculo dos tributos;
- Imunidades, benefícios fiscais e suspensões;
- Segurança da carga;
- Controle de acesso físico;
- Treinamento e conscientização sobre ameaças;
- Segurança física das instalações;
- Gestão de parceiros comerciais.
- Qualificação profissional.
O fato é que a conformidade com as legislações e programas vigentes oferece mais transparência, segurança e celeridade aos processos de importação e exportação. Portanto, as empresas que desejam se manter competitivas em 2022 devem investir em qualificação profissional e em programas de gerenciamento de riscos.
A boa notícia é que a Rigabras Transportes oferece tudo o que você precisa para elevar a internacionalização dos seus produtos a outro nível. Possuímos a Certificação OEA-S (Segurança), que nos transforma em um Operador Econômico Autorizado pela Receita Federal para facilitar os processos aduaneiros e agilizar as operações de comércio exterior da sua empresa. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções logísticas para o seu negócio.