Atividades logísticas como as importações e exportações de produtos são operações chaves nas empresas que as realizam, de modo que o geralmente sucesso dessas operações está intimamente ligado com o sucesso de todo o negócio.
A boa gestão dos processos de importação e exportação tem muita dependência da gestão de custos logísticos envolvidos nessas operações, sendo que é necessário sempre buscar formas de diminuir estes custos.
Por isso, é comum que nos perguntemos como minimizar custos e melhorar a lucratividade dessas operações? Se sua empresa trabalha com importação e exportação este artigo é pra você.
O que são custos logísticos?
Já foi um pensamento comum para gestores de empresas minimizar operações com logística dentro de seus negócios, uma vez que geralmente os mesmos costumam provocar muitas dores de cabeça.
No entanto, em um mundo tão globalizado como o nosso atualmente, quem não se prepara para entregar seus produtos e serviços sem limitações geográficas acaba ficando para trás. E uma parte importante deste preparo passa pela avaliação dos custos logísticos.
Os custos logísticos precisam ser claramente estabelecidos e observados para que sua otimização seja feita de forma efetiva.
Como saber o que é e o que não é um custo de importações e exportações?
A maioria das empresas tem dificuldades em definir exatamente o que é e o que não é um realmente um custo envolvido com as importações e exportações de produtos, chegando muitas vezes a confundi-los com custos de produção, por exemplo.
Para definir os reais custos de importação e exportação, o gestor deve estar atento ao fluxograma da empresa, mapeando os processos logísticos e definir indicadores para acompanhamento das relações de custos.
De forma geral, na prática, as operações que mais estão envolvidas com os custos de importações e exportações são as que seguem.
Armazenagem
Que são todas os recursos financeiros usados em operações envolvidas com o recebimento, armazenamento e despache para a linha de produção de matérias-primas e insumos em geral.
Transporte
Custos envolvidos com o transporte relativo a venda de produtos para o consumidor final, ou mesmo do transporte entre diferentes matrizes da indústria, unidades de distribuição e centros de armazenagem
Movimentação
Gastos com movimentações internas, seja de materiais, equipes, recursos tecnológicos, dentre outros.
Estoque
Recursos financeiros dedicados a estoques de produtos processados e que estão aguardando a distribuição.
Como posso reduzir os custos de importação e exportação?
Agora que sabemos quais são os principais pontos envolvidos com os gastos em operações de importação e exportação fica mais fácil visualizar formas de torná-los mais eficientes e menos dispendiosos.
Pequenas soluções podem ser aplicadas para a redução dos custos de importação e exportação. Veja 3 exemplos a seguir!
1. Reduza ociosidade de funcionários e de espaço
Tempo é dinheiro! E muitas vezes as operações logísticas dentro de uma empresa geram muita ociosidade. Isso porque geralmente o motorista faz uma viagem de entrega e retorna com o caminhão vazio.
2. Terceirize suas operações logísticas
Para reduzir este encargo a empresa pode optar pela terceirização de operações logísticas para a importação e exportação, evitando assim os gastos com a montagem da equipe de logística e com a obtenção de frota.
Espaço também é dinheiro, e muitas vezes o espaço usado para estocar matéria-prima e produtos dentro de uma empresa pode ser visto como desperdício.
3. Opte pelo aluguel de centros de armazenamento
Uma boa saída para isso seria optar pela locação de centros de armazenamento fora da sede da empresa, otimizando assim este custo na importação e exportação da sua empresa.
Se você apostar nessas ideias para sua organização, com certeza vai diminuir custos que tem com os processos de importações e exportações. O que está esperando para colocar em prática?
A Rigabras conta com opções de logística e armazenamento que podem ajudar a melhorar a sua gestão de custos em operações logísticas gerais como a de importação e exportação. Entre em contato com a gente e vamos conversar!