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Home Importação e Exportação

3 passos para encontrar um parceiro para facilitar seus processos de importação e exportação

admin by admin
1 de julho de 2024
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3 passos para encontrar um parceiro para facilitar seus processos de importação e exportação
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As operações de importação e exportação são opções de negócio para muitas empresas. Em alguns casos, são atividades econômicas necessárias, pois permitem a aquisição de matéria-prima mais barata ou mesmo de insumos que não estão disponíveis ou não existem no Brasil.

Apesar de o governo implementar mudanças que procuram facilitar essas operações — mas, devido à sua própria natureza, elas podem gerar alguns transtornos.

Buscar meios de diminuir os trâmites burocráticos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das atividades é o objetivo de muitas das mudanças desenvolvidas pelos órgãos fiscalizadores.

Vale a pena criar parcerias que ajudem a agilizar as operações de comércio internacional. Vamos mostrar 3 passos para que você encontre um bom parceiro que otimize os processos de enviar/receber produtos e matéria-prima no comércio internacional!

1. Procure sempre um parceiro de negócio e não um comprador

Quando você escolhe um parceiro e consegue mantê-lo motivado e treinado, consegue realizar diversas atividades que não conseguiria fazer com tanta segurança com um simples comprador:

  •         Pesquisar as tendências do mercado;
  •         Estudar como agir perante os concorrentes;
  •         Avaliar como diminuir os gastos com comércio exterior;
  •         Efetuar promoções em conjunto;
  •         Monitorar o registro da marca;
  •         Consolidar a carga para muitos clientes quando as entregas coincidirem;
  •         Identificar melhores oportunidades de mercado;
  •         Diminuir as dificuldades em relação a diferenças de cultura e a outros pontos.

Seria como se você contasse com um “olheiro” no exterior.

2. Considere duas etapas na busca por parceiros de importação e exportação

Na busca de um parceiro para otimizar importação e exportação, você pode considerar duas fases. A primeira é a introdutória e a segunda é a operacional.

2.1 A etapa introdutória

Na etapa introdutória, você deve fazer o seguinte:

  •         Selecionar o mercado, identificar o segmento correto, selecionar a maneira de ingressar (distribuidor, agente, aliança ou outra opção);
  •         Identificar qual o item de sua empresa mais adequado ao comércio exterior;
  •         Decidir os objetivos mais importantes de sua política internacional;
  •         Montar uma ficha técnica para procurar parceiros industriais/comerciais;
  •         Fazer uma segunda ficha complementar para determinar o perfil do parceiro (descrição das características para um bom parceiro).

Na ficha técnica, você deve deixar claros pontos como: sua proposta, o que espera do parceiro e que benefícios ele terá.

2.2 A etapa operacional

Essa fase envolve ações como:

  •         Entrar em contato com instituições como APEX, SEBRAE, SECEX, rede CIN, bancos brasileiros em países estrangeiros, câmaras de comércio, companhias de trading (cuja finalidade é justamente facilitar a importação e exportação),  organizadores de feiras, escritórios de consultoria/advocacia no exterior;
  •         Depois que escolher qual instituição vai procurar parceiros para você, definir a maneira de trabalhar por meio de um contrato de prestação de serviços (quanto mais candidatos for possível encontrar, melhor);
  •         Enviar a ficha técnica e a de perfil para a instituição que prestará assistência no comércio exterior;
  •         Se possível, marcar encontro com os candidatos e visitá-los em seu lugar de trabalho para tomar uma decisão definitiva (até uma videoconferência vale a pena).

3. Observe referências dos potenciais parceiros e seu nível colaborativo

Enfim, convém falar de outros pontos importantes na busca por parceiros de importação e exportação:

  •         Consulte as referências dos candidatos que considera mais dignos de confiança e solicite a ajuda deles para definir os principais pontos de um plano de ação para o futuro;
  •         Mostre-se sempre disponível para cooperar com ações para vendas, promoção e outras coisas;
  •         Avalie as referências e os planos de ação para uma escolha acertada;
  •         Faça uma análise semestral de como caminha a colaboração.

Muitas vezes, a falta de um bom parceiro dificulta os processos de importação e exportação — pode até gerar inviabilidade de negócios. É importante que os parceiros sejam colaborativos e cresçam juntos.

Já conta com boas parcerias para o comércio exterior? Siga a gente no Facebook e no Instagram e conte com mais parceiros para suas atividades internacionais!

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