As operações de importação e exportação são opções de negócio para muitas empresas. Em alguns casos, são atividades econômicas necessárias, pois permitem a aquisição de matéria-prima mais barata ou mesmo de insumos que não estão disponíveis ou não existem no Brasil.
Apesar de o governo implementar mudanças que procuram facilitar essas operações — mas, devido à sua própria natureza, elas podem gerar alguns transtornos.
Buscar meios de diminuir os trâmites burocráticos e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das atividades é o objetivo de muitas das mudanças desenvolvidas pelos órgãos fiscalizadores.
Vale a pena criar parcerias que ajudem a agilizar as operações de comércio internacional. Vamos mostrar 3 passos para que você encontre um bom parceiro que otimize os processos de enviar/receber produtos e matéria-prima no comércio internacional!
1. Procure sempre um parceiro de negócio e não um comprador
Quando você escolhe um parceiro e consegue mantê-lo motivado e treinado, consegue realizar diversas atividades que não conseguiria fazer com tanta segurança com um simples comprador:
- Pesquisar as tendências do mercado;
- Estudar como agir perante os concorrentes;
- Avaliar como diminuir os gastos com comércio exterior;
- Efetuar promoções em conjunto;
- Monitorar o registro da marca;
- Consolidar a carga para muitos clientes quando as entregas coincidirem;
- Identificar melhores oportunidades de mercado;
- Diminuir as dificuldades em relação a diferenças de cultura e a outros pontos.
Seria como se você contasse com um “olheiro” no exterior.
2. Considere duas etapas na busca por parceiros de importação e exportação
Na busca de um parceiro para otimizar importação e exportação, você pode considerar duas fases. A primeira é a introdutória e a segunda é a operacional.
2.1 A etapa introdutória
Na etapa introdutória, você deve fazer o seguinte:
- Selecionar o mercado, identificar o segmento correto, selecionar a maneira de ingressar (distribuidor, agente, aliança ou outra opção);
- Identificar qual o item de sua empresa mais adequado ao comércio exterior;
- Decidir os objetivos mais importantes de sua política internacional;
- Montar uma ficha técnica para procurar parceiros industriais/comerciais;
- Fazer uma segunda ficha complementar para determinar o perfil do parceiro (descrição das características para um bom parceiro).
Na ficha técnica, você deve deixar claros pontos como: sua proposta, o que espera do parceiro e que benefícios ele terá.
2.2 A etapa operacional
Essa fase envolve ações como:
- Entrar em contato com instituições como APEX, SEBRAE, SECEX, rede CIN, bancos brasileiros em países estrangeiros, câmaras de comércio, companhias de trading (cuja finalidade é justamente facilitar a importação e exportação), organizadores de feiras, escritórios de consultoria/advocacia no exterior;
- Depois que escolher qual instituição vai procurar parceiros para você, definir a maneira de trabalhar por meio de um contrato de prestação de serviços (quanto mais candidatos for possível encontrar, melhor);
- Enviar a ficha técnica e a de perfil para a instituição que prestará assistência no comércio exterior;
- Se possível, marcar encontro com os candidatos e visitá-los em seu lugar de trabalho para tomar uma decisão definitiva (até uma videoconferência vale a pena).
3. Observe referências dos potenciais parceiros e seu nível colaborativo
Enfim, convém falar de outros pontos importantes na busca por parceiros de importação e exportação:
- Consulte as referências dos candidatos que considera mais dignos de confiança e solicite a ajuda deles para definir os principais pontos de um plano de ação para o futuro;
- Mostre-se sempre disponível para cooperar com ações para vendas, promoção e outras coisas;
- Avalie as referências e os planos de ação para uma escolha acertada;
- Faça uma análise semestral de como caminha a colaboração.
Muitas vezes, a falta de um bom parceiro dificulta os processos de importação e exportação — pode até gerar inviabilidade de negócios. É importante que os parceiros sejam colaborativos e cresçam juntos.
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