A importação e exportação de mercadorias são grandes oportunidades de lucro para muitos negócios. No entanto, faz-se necessário levar em conta diversas regras e cuidados — por vezes trabalhosos e até mesmo dispendiosos para algumas empresas.
A preparação de documentos para comercialização de mercadorias no comércio exterior é um exemplo de operação que, além de maçante e criteriosa, pode fazer com que sua empresa desperdice horas de trabalho e mão de obra.
Pensando em facilitar os processos, vamos mostrar a seguir a importância de ter apoio de empresas especializadas que auxiliem no momento da preparação de documentos para importação e exportação de produtos!
Quais os documentos e burocracia necessários para importação e exportação?
No site do Ministério da Economia, encontram-se detalhadamente quais são os processos e documentações obrigatórios para empresas que almejam realizar operações de importação e exportação.
Estão inclusos: Proforma Invoice, Commercial Invoice, Packing List (ou Romaneio), Certificado de Origem, Licença de Importação, Declaração de Importação e Declaração Única de Exportação, além, é claro, da importante Nota Fiscal.
Quais as vantagens de contar com uma empresa especializada no processo de importação e exportação?
Veremos agora os pontos positivos em usufruir da assistência de uma companhia do ramo e como ela pode auxiliar seu negócio na etapa de organização de documentos para importação e exportação. Vamos lá?
1. Mão de obra especializada
Vale ressaltar que listamos apenas alguns dos documentos mais importantes para dar início ao processo de importação e exportação. Além disso, alguns certificados e declarações variam sua forma de construção de acordo com especificidades dos produtos e legislação própria.
Por isso, torna-se vantajoso contratar uma equipe especializada que conheça as entrelinhas dos trâmites burocráticos, para certificar-se de que tudo será feito de maneira adequada, eficiente e dentro da lei.
2. Suporte personalizado
Como já mencionamos, alguns produtos e operações específicas podem demandar cuidados e registros exclusivos para a comercialização internacional — como é o caso de determinados tipos de bebida e produtos químicos, por exemplo.
Dispor de uma organização qualificada garante que seu negócio e suas demandas para a importação e exportação sejam atendidos sempre de maneira criteriosa e diferenciada.
3. Economia de gastos
A organização de documentos para a importação e exportação pode se mostrar trabalhosa, maçante e exige preparo de quem vai lidar com o processo. Por isso, contar com uma empresa terceirizada para auxiliar nessa etapa pode representar uma grande e significativa economia de gastos.
Afinal, sua empresa fica isenta de arcar com pagamentos de mão de obra especializada, além de não precisar se preocupar com os necessários, importantes e constantes treinamentos da equipe.
Por fim, vale dizer que ser amparado por uma empresa especializada em importação e exportação pode trazer diversos benefícios para sua companhia — não só na etapa de organização de documentos e burocracia, mas também em todo o processo de comercialização. Nada melhor do que deixar detalhes importantes como esses nas mãos de especialistas, não é?
Se você gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais e receba mais dicas como essas. Estamos no Facebook e no Instagram!